Cotidiano

Temer chega a Nova York para cumprir agenda oficial na ONU

Temer.jpgNOVA YORK, EUA ? O presidente Michel Temer (PMDB) chegou neste domingo a Nova York para sua primeira missão oficial de três dias nos Estados Unidos desde que foi efetivado no cargo, dia 31 de agosto. Nesta segunda viagem ao exterior como presidente, Temer terá uma extensa agenda, tratando de temas econômicos, ambientais e de relações externas. O presidente chegou à cidade por volta das 16h de domingo (17h no horário de Brasília) e enfrentou protestos na porta do hotel onde ficará hospedado, o Plaza Athénée.

O presidente veio acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, de Meio Ambiente, Sarney Filho, da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco. Nesta segunda-feira chegará o titular dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e, na terça-feira, o da Fazenda, Henrique Meirelles. José Serra, das Relações Exteriores, já estava na cidade.

Além do discurso de Temer em dois eventos na Organização das Nações Unidas (ONU) ? a reunião especial sobre refugiados e a abertura da Assembleia Geral da ONU, mantendo a tradição do encontro ser aberto pelo mandatário brasileiro, Temer terá diversos encontros com empresários e investidores. Também fará reuniões bilaterais com os presidentes do Uruguai (Tabaré Vázquez), Portugual (Marco Rebelo de Souza), Palestina (Mahmoud Abbas), Peru (Pedro Paulo Kuczynski) e com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele não tem encontro programado com o presidente americano Barack Obama, mas ambos podem ter um encontro fortuito na ONU – o americano sempre fala em segundo na ONU, após o brasileiro, e tendem a ficar esperando na mesma sala. De acordo com o governo brasileiro, “nem os americanos nem os brasileiros” pediram uma reunião bilateral.

O maior objetivo da viagem será, além de reforçar seu nome como presidente do Brasil no exterior, tentar passar otimismo para agentes econômicos e, assim, atrair investimentos. Temer também dará uma entrevista coletiva à agência Bloomberg, focada em temas financeiros.

Na parte ambiental, a visita servirá para formalizar à ONU que o Brasil já ratificou o acordo climático. Pelo tratado, o país assume metas ambiciosas de redução da emissão de gases do efeito estufa. As metas brasileiras foram anunciadas na Assembleia Geral da ONU do ano passado, pela então presidente Dilma Rousseff, e foi considerado um importante sinal para que o acordo de Paris saísse em dezembro – foi o primeiro grande país emergente a anunciar suas metas.