Cotidiano

Telmário Mota confirma voto pró-Dilma: impeachment é 'montagem política'

BRASÍLIA – Apesar de ter mantido o suspense sobre o seu voto, o senador Telmário Mota (PDT-RR) anunciou, na noite desta segunda-feira, que votará contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Depois de questionar a petista e descer da tribuna aplaudido por senadores aliados de Dilma, o parlamentar confirmou o voto. Com isso, são 20 os senadores que declararam voto contra a saída definitiva da presidente afastada. Para justificar a sua decisão, Mota afirmou que o impeachment nada mais é que “uma montagem política”:

– Ela disse que vai governar com a parte boa do PMDB, então esse é um grande indício de que amanhã nós podemos continuar acreditando que ela tem que voltar e que o impeachment não passa de uma montagem política. Porque, se voltasse a governar com os mesmos, que ficassem os mesmos – disse o senador.

Telmário Mota afirmou que foi suficiente a resposta de Dilma de que, caso volte à Presidência, não governará com “o grupo do mal do PMDB”. Nessa categoria estariam os senadores Romero Jucá (RR) e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ). O senador afirmou ainda que passou o dia fechado em seu gabinete para evitar as pressões e o “zumzumzum” dos corredores do Senado.

– Não deixei ninguém fazer a minha cabeça, era um pensamento meu. Decidi meu voto só, eu só precisava ouví-la – garantiu Mota.

Ele negou, ainda, que o seu voto tenha sido uma possível troca por algum cargo no governo, caso Dilma retorne ao Planalto.

– Não teve, nem de um lado nem de outro. Se eu disser que o governo me ofereceu cargo, eu estou faltando com a verdade.

Mota fez uma avaliação positiva da postura de Dilma nesta segunda e disse que já soube de outros senadores que, antes contrários à petista, mudaram de ideia:

– Tem muita coisa acontecendo aí, já vi voto que era contrário mudando hoje.