Cotidiano

Tecnologia ajuda no combate à dengue

Boa Vista da Aparecida – Professores da Unioeste se reuniram com a equipe de Saúde e os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Boa Vista da Aparecida, na Câmara de Vereadores, para discutir o uso da tecnologia da informação para ajudar no combate à dengue.

Segundo a professora do curso de Ciência da Computação da Unioeste e pesquisadora na área de dengue, Cláudia Brandelero Rizzi, o objetivo desse diálogo é dar continuidade aos trabalhos que o grupo já vem realizando, no sentido de obter dados sobre o georreferenciamento dos casos de dengue ocorridos em Boa Vista da Aparecida e também sobre a campanha de vacinação. “A partir desses dados há uma série de estudos que podemos desenvolver aqui ao longo do tempo, mas esses dados são vitais para que a gente possa parametrizar o modelo matemático computacional que temos, e que, por meio dele, então conseguimos definir cenários, compreender alguns aspectos da ocorrência e do espalhamento da dengue no Município”, explica Cláudia.

Vacinação

Segundo Cláudia, Boa Vista da Aparecida foi escolhida porque é o único município que pertence à 10ª Regional de Saúde de Cascavel onde está ocorrendo a vacinação, além de outras características, como epidemias de dengue.

Ela acrescenta que, tão logo a equipe consiga identificar os dados que precisa, os quais correspondem ao georreferenciamento de alguns pontos específicos do Município, será possível gerar o mapa. “São mapas mesmo, em que você consegue mostrar onde aconteceram os casos, onde estão os indivíduos que foram vacinados, integrar essas informações e começar a analisar a sequência das atividades que são feitas aqui no Município”, detalha.

A expectativa da equipe é coletar as informações necessárias ainda nesta semana para que em 15 dias os primeiros mapas sejam gerados, e, em novembro, um material mais completo seja apresentado ao Município.

A tecnologia será usada a favor do desenvolvimento do projeto, onde o uso de sistemas online e tablets substituirão os tradicionais formulários, e o uso de drones auxiliará no mapeamento de lotes.