Cotidiano

Técnicas alternativas contra o tabagismo

A experiência foi apresentada no encontro do programa nesta semana, no Centro de Especialidades Médicas

Santa Terezinha – Participantes do programa de combate ao tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu conheceram dois tratamentos que podem ajudar no combate ao vício do tabaco: a auriculoterapia e a acupuntura. Ambas as técnicas são terapias alternativas ou complementares no tratamento de doenças e a promoção da saúde. A experiência foi apresentada no encontro do programa nesta semana, no Centro de Especialidades Médicas. “A intenção é que o paciente conheça e busque outras formas de promover o autocuidado”, diz a nutricionista Gisele Tomim.   

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China. Com a aplicação de agulhas em locais estratégicos do corpo, a técnica trata doenças e promove a saúde. A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pela e nos outros tecidos, enviando mensagens até ao cérebro e desencadeando diferentes efeitos no corpo. 

A auriculoterapia também tem origem na medicina chinesa. O tratamento é por meio das orelhas, que possuem pontos específicos que correspondem aos órgãos e algumas funções do corpo. Quando essas áreas são estimuladas o cérebro recebe um impulso e reage, gerando uma série de fenômenos físicos que promovem o equilíbrio do corpo.