Cotidiano

TCE: auditorias concluídas

Tribunal de Contas do Estado finalizou, em 15 de abril, relatório que trata sobre as auditorias nas universidades públicas do Paraná. Entre as seis instituições de ensino superior investigadas por possíveis irregularidades em gastos está a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

De acordo com o TCE-PR, todo o conteúdo do relatório foi encaminhado às reitorias da Unioeste, UEM (Maringá), UEL (Londrina), Unicentro (Guarapuava), Unespar (Paranavaí) e UEPG (Ponta Grossa). O Tribunal, no entanto, não divulgou detalhes sobre as informações obtidas durante a auditoria, iniciada em junho de 2017. A expectativa do próprio Tribunal é de que em até duas semanas os dados sejam publicados, tendo ainda um retorno das universidades sobre os resultados apresentados previamente às instituições.

Salários altos

Uma das questões levantadas ainda no início das auditorias está relacionada aos gastos com folha de pagamento. Alguns salários estão próximos, por exemplo, ao da própria governadora do Paraná, Cida Borghetti, que segundo o Portal da Transparência, recebeu em abril deste ano R$ 32.074,85.

Por conta disso, o governo do Paraná estabeleceu que todas as universidades aderissem ao sistema Meta 4, um software que controla o pagamento de pessoal e dá autonomia ao Estado para verificar a folha de pagamento e expor a contabilidade da Unioeste e das demais instituições.