Cotidiano

Taxa de desemprego desacelera no Paraná no último trimestre de 2015

Taxa de desocupação ficou em 5,8%, de acordo com dados da PNAD

São Paulo – Mesmo com o Brasil em crise, o desemprego no Paraná desacelerou no último trimestre de 2015. A taxa de desocupação ficou em 5,8%, de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados na terça-feira (15) pelo IBGE.

No trimestre imediatamente anterior o índice estava em 6,1%. Das 21 regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, a região de Curitiba registrou a menor taxa de desemprego do País no último trimestre do ano passado, com 5,2%.

Os números do Paraná ficaram bem abaixo da média do Brasil, que registrou no período uma taxa de desemprego de 9% de outubro a dezembro do ano passado, a maior da série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012. Na média do ano, a taxa de desemprego no Brasil fechou em 8,5% em 2015. No Paraná, esse indicador ficou em 5,8%.

“Os dados mostram que, apesar de também ser afetado pela crise nacional, o mercado de trabalho do Paraná apresenta um maior dinamismo do que a média brasileira”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social).

No Paraná, a taxa de desemprego, que no ano passado atingiu seu pico no segundo trimestre, com 6,2%, começou a desacelerar no terceiro trimestre (6,1%) movimento que se manteve nos últimos três meses de 2015, com 5,8%.