Cotidiano

Talibã reivindica ataque que matou ao menos 24 em Cabul

201609051053480547_RTS.jpg

CABUL ? O Talibã reivindicou a responsabilidade por um ataque coordenado que matou 24 pessoas nesta segunda-feira em Cabul, capital do Afeganistão. As explosões ocorreram em área próxima ao Ministério da Defesa, ferindo outros 91 cidadãos.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Mohammad Radmanish, disse que duas bombas se sucederam rapidamente em uma região de grande movimento.

Oficiais do Exército, policiais e civis que correram para ajudar feridos da primeira explosão foram atingidos por outro ataque.

O Talibã assumiu a autoria do atentado, e disse que a segunda detonação foi executada por um suicida nas proximidades de um mercado.

O presidente Ashraf Ghani condenou o ataque, que acontece há pouco menos de duas semanas após 13 pessoas serem mortas em um atentado à Universidade Americana na capital. O governo está se preparando para uma conferência em Bruxelas no mês que vem, em que doadores internacionais devem contribuir para fortalecer a segurança do país contra o Talibã.

Após um intervalo pela morte do ex-líder mulá Akhtar Mansour por um drone americano em maio, o Talibã intensificou sua campanha contra o governo afegão, colocando as forças de segurança sob pressão. Um ataque do grupo ao Ministério da Defesa em fevereiro matou ao menos 15 pessoas e deixou mais de 30 feridos.