Cotidiano

Superlotação preocupa ministra do STD

Curitiba – As penitenciárias I e II de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam ontem a visita da presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmem Lúcia. Ela também conheceu a Casa de Custódia e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário.

Na visita, a ministra do STD esteve acompanhada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, José Augusto de Noronha, e do presidente do Tribunal de Justiça, Renato Braga Bettega, além do secretário estadual de Segurança Pública, Wágner Mesquita.

“Estava nos planos terminar as visitas aos estados do Sul e só faltava o Paraná. Precisamos de uma integração do Conselho da Comunidade atuando com o Estado para tentar propor soluções novas para um problema que é gravíssimo que é a situação dos presos e principalmente o direito deles”, afirmou em entrevista à TV Justiça.

Na Casa de Custódia, a ministra do STJ esteve em três galerias e conheceu a cela modular, estrutura que deverá em breve ser implantada no novo presídio. Ela conversou com alguns dos presos provisórios e esteve também nos canteiros de trabalho.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wágner Mesquita, discorda que no Paraná o controle das unidades prisionais é feito pelo crime organizado, ao ponto de determinar punições e até mesmo impedir que presos se alimentem. Segundo o secretário, a ministra demonstrou preocupação com a superlotação das delegacias. O Paraná terá quatro novas sedes de celas modulares para abrigar 9 mil presos em custódia da Polícia Civil.

Carmem Lúcia participou de um encontro no Tribunal de Justiça do Paraná, quando conversou com desembargadores. Desde que assumiu a presidência do STD, a ministra Carmem Lúcia tem visitado as penitenciárias de todo o Brasil.