Cotidiano

Suécia declara herói da Segunda Guerra como oficialmente morto 71 anos depois

201610311524247796_AFP.jpg

RIO – Autoridades suecas declararam oficialmente a morte do herói da Segunda Guerra Mundial Raoul Wallenberg, 71 anos depois que ele desapareceu na Hungria. Estima-se que o diplomata sueco tenha ajudado pelo menos 20 mil judeus da Hungria a escapar do Holocausto.

Acredita-se que Wallenberg tenha morrido sob cativeiro soviético, apesar das circunstâncias do seu falecimento ainda não serem claras. A Autoridade Fiscal Sueca, que registra nascimentos e óbitos no país, confirmou nesta segunda-feira que o diplomata foi declarado oficialmente morto.

Wallenberg conseguiu salvar milhares de judeus concedendo-lhes passaportes especiais como cidadãos suecos. Apesar de autoridades soviéticas terem afirmado no passado que o diplomata morreu na prisão por volta de 1947, sua família se mostrou cética sobre a versão, e passou décadas investigando o que poderia ter acontecido com ele.

Após a longa busca, a família pediu à agência sueca que o declarasse morto para que ele pudesse finalmente “descansar em paz”, segundo relatou o jornal “Aftonbladet”. A data escolhida foi 31 de julho de 1952, uma estimativa que considera os cinco anos posteriores ao seu desaparecimento, provavelmente no final do mês de julho de 1947.

Segundo uma representantes da Autoridade Fiscal Sueca que conversou com a “BBC”, o procedimento usado foi baseado em uma lei do país que permite estabelecer uma data de óbito quando as circustâncias da morte não são claras.