Cotidiano

SP: tucanos defendem prévias para presidente e ovacionam Alckmin

SÃO PAULO ? Em encontro com os prefeitos do PSDB eleitos em São Paulo neste sábado, os tucanos defenderam a realização de prévias para escolher o candidato à Presidência da República e exaltaram o nome do governador Geraldo Alckmin, aplaudido de pé. Outro possível pré-candidato dos tucanos, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, não comentou a possibilidade de prévias, defendeu o governo de Michel Temer e pregou união entre os correligionários. Outro possível concorrente, o senador Aécio Neves não apareceu no evento, embora fosse esperado.

Alckmin entrou no salão do Clube Sírio, na zona sul de São Paulo, por volta das 12h, enquanto prefeitos e vereadores eleitos gritavam “Brasil, pra frente, Geraldo presidente”. Seu nome foi defendido por pessoas já ligadas a seu grupo político dentro do partido, como o presidente do Diretório Estadual do PSDB, Pedro Tobias. A defesa mais acalorada de Alckmin foi feita pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria, que contou com total apoio de Alckmin.

? A escolha do candidato do nosso partido não pode ser por acerto, acordo, decidida numa reunião, numa mesa. Tem que ser no voto. E meu candidato é Geraldo Alckmin ? disse Doria para, depois, desdobrar uma bandeira do Brasil enquanto a organização do evento tocava o “Tema da Vitória”, música imortalizada nas conquistas de Ayrton Senna.

Contrário à candidatura de Doria à prefeitura de São Paulo, Serra não citou seu nome quando cumprimentou as autoridades presentes. A única vez que o ministro se dirigiu ao prefeito eleito foi quando deu a dica de rever os contratos da prefeitura. Em seu discurso, Serra defendeu o governo de Michel Temer, ao dizer que o PSDB deve “contribuir para o governo dar certo”. Sem citar diretamente a realização das prévias, afirmou que os tucanos devem ficar unidos.

? Temos que tomar cuidado para não nos dividirmos. Ou o adversário que nós derrotamos vai voltar ? disse Serra.

Embora fosse esperado no encontro, Aécio ficou em Brasília, onde já tinha compromissos.

As prévias também foram defendidas pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes. Alckmin aplaudiu as citações a seu nome como candidato à Presidência em 2018, mas desconversou ao responder às perguntas da imprensa. Segundo ele, o momento agora é de discutir a retomada do crescimento e do emprego no país.

? Em São Paulo já é uma tradição (ter prévias). Mas esse não é o tema desse momento ? afirmou Alckmin, em uma breve entrevista coletiva.