Cotidiano

S&P rebaixa nota de crédito do Estado do Rio

2013 586698394-MCGRAWHILL-SANDP_CIVILCHARGES_20130205.jpgRIO – Com dívidas de R$ 2,5 bilhões vencendo nos próximos seis meses, a agência de classificação de risco Standard & Poor?s (S&P) rebaixou a nota de crédito do Estado do Rio de Janeiro de “B-” para “CCC-” tanto na escala global como na nacional. Com o rebaixamento, o Estado, que já estava na categoria de “especulação”, passa agora a um “risco alto de inadimplência”.

A agência cita a deterirização financeira do estado, que se reflete “em um profundo estresse financeiro, compromentendo sua capacidade de cobrir o pagamento financeiro”. A S&P disse ainda que a perspectiva é negativa, já que, segundo a agência, o Estado corre o risco de atrasar os pagamentos no próximos meses.

A S&P cita que, entre outros pagamentos, vencem em setembro R$ 164 milhões de um empréstimo com o Credit Suisse. “Se o Rio perder esse pagamento podemos rebaixar o estado para o estágio de calote”. Das dívidas totais, 67% são oriundos de empréstimos com o Governo Federal, 19% com bancos públicos e 12 % de bancos comerciais.