Cotidiano

Soprano italiana Daniela Dessì morre depois de doença fulminante

NORMA_Daniela_Credits-Giancarlo-Lelj.jpgMILÃO ? A casa de ópera mais famosa do mundo, o La Scala de Milão, divulgou que a soprano italiana Daniela Dessì faleceu aos 59 anos.

Em julho, Dessi escreveu a seus fãs no Facebook que ela foi obrigada a cancelar todas as apresentações marcadas para o verão por causa de um problema de saúde, sem explicitar qual. A agência de notícias ANSA publicou uma declaração do marido e companheiro de palco da cantora, o tenor Fabio Armiliato, dizendo que Daniela morreu após uma “doença breve, terrível e incompreensível”.

Em uma nota divulgada no sábado, o La Scala declarou que a técnica sólida, o temperamento forte e a “rara sensibilidade interpretativa” da soprano faziam dela uma das “figuras mais notáveis da cena operística internacional”.

O teatro ainda acrescentou que as performances de Daniela “estão entre as páginas inesquecíveis da história das últimas décadas do La Scala”

Além do La Scala, a soprano se apresentou nas principais casas de ópera do mundo, incluindo a Metropolitan, em Nova York, a Staatsoper, em Viena, e a Deutsche Oper, em Berlim.

Consagrada em 2008 com o prêmio Abbiati dos críticos de música da Itália por sua performance em “Norma”, de Bellini, Daniela foi a primeira italiana a cantar o Tríptico de de Puccini (composto pelas óperas de um ato “Giorgetta”, “Suor Angelica” e “Lauretta”) na mesma noite.