Cotidiano

Snapchat tenta superar o Instagram na captura de venda de anúncios

SÃO FRANCISCO – O Snapchat, app para celular que funciona com a divulgação de fotos ou pequenos vídeos com vida útil de 24 horas, transformou não somente a maneira como as pessoas contam histórias, mas também como investir em propagandas. Agora, empresas como a Budweiser, por exemplo, usam os chamados ?filtros? na câmera para fazer publicidade de sua marca no app.

Esssa é uma das principais fontes de receita que o Snap, o dono da Snapchat, está divulgando, na esperança de convencer investidores de que a empresa deve ter um valor de mercado de até US$ 18,5 bilhões. Apesar de menor do que o previsto, a quantia colocaria o Snap como uma das maiores empresas IPO dos Estados Unidos. Um dos principais problemas, porém, é o aumento da concorrência que poderia diminuir essa receita.

Empresários acreditam que o Snapchat terá de inovar incessantemente para conseguir superar a ameaça da ferramenta ?Stories?, do Instagram. O app do Facebook copiou o recurso em que fotos e vídeos ficam no ar por apenas 24 horas, do Snapchat, e abriu as portas para anunciantes nesse formato no mês passado. Além disso, o próprio Facebook vai experimentar o ?Stories?, o que deve aumentar ainda mais a pressão em cima do Snap.

A concorrência, porém, tem um lado positivo. Publicitários da empresa costumam adorar o trabalho, porque a Snap está sempre aberta a experimentar novas maneiras de marketing digital.

? A Snapchat está em modo criativo. Quando nos encontrarmos com eles, eles estão sempre muito animados com as possibilidades da construção de IPO ? disse Kelly Schoeffel, diretora de inovação da marca no anúncio Agência 72andSunny em Los Angeles. ? Nunca estive em uma reunião em que as equipes estivessem tão animadas sobre as possibilidades que se abrem.