Cotidiano

Sisu teve 2,49 milhões de inscritos nesta edição

RIO- Cerca de 2,49 milhões de estudantes se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal via de acesso ao ensino superior público do país. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Como os candidatos podem se inscrever também na segunda opção, o total de inscrições chega a 4,88 milhões. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, e podem ser consultados no site.

O MEC ainda não detalhou os dados das incrições por curso e regiões do país. Nesta edição, o Sistema ofereceu 238 mil vagas, em 131 universidades e institutos públicos do país. A inscrição para o Sisu terminaram no último domingo, após serem prorrogadas devido a problemas no site. Para participar, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

Ao comentar sobre a divulgação dos resultados do Sisu, o ministro Mendonça Filho afirmou que o resultado é “uma vitória”, fazendo alusão aos problemas enfrentados durante a realização do Enem 2016:

“Apesar de ter passado por algumas dificuldades, com instituições superiores e escolas ocupadas no ano passado, garantimos a aplicação da prova a todos os estudantes, mantendo a qualidade e equidade no processo. O resultado do Sisu se traduz em uma grande vitória para todos, em especial, os estudantes. Eu desejo boa sorte a todos.”

Os estudantes que não conseguiram uma vaga na primeira chamada terão até o dia 10 de fevereiro para manifestar interesse em compor a lista de espera da seleção. No dia 16 de fevereiro haverá a primeira convocação da lista.