Cotidiano

Sistema de videomonitoramento flagrou 124 ocorrências em 2015

Ao todo são 18 câmeras externas espalhadas em pontos estratégicos

Cascavel – A Central de Videomonitoramento completou um ano de funcionamento em julho passado em Cascavel. O sistema funciona em uma sala nas dependências da Guarda Patrimonial e desde a instalação tem sido um grande aliado ao combate a ocorrências e crimes nos principais pontos da cidade. De janeiro até setembro foram 124 ocorrências captadas pelos equipamentos.

“Nosso sistema faz o balanço trimestral, ainda não temos os números de outubro, novembro e dezembro, mas estamos satisfeitos com os resultados do videomonitoramento. O sistema funciona em conjunto com a Polícia Militar 24 horas por dia”, explica o diretor da Guarda Patrimonial, Lauri Dall’Agnol.

Ao todo são 18 câmeras externas espalhadas em pontos estratégicos que colaboram denunciando a ação de marginais, desocupados ou acidentes de trânsito. Outras quatro são internas e filmam 24 horas as três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) adultas e pediátricas e outra no Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná).

Em janeiro, fevereiro e março foram 17 ocorrências captadas pelas câmeras. De abril até junho foram 33 e de julho a setembro outras 74.

“Entre as principais ocorrências estão colisões no trânsito, tentativas de furtos, uso de entorpecentes e perturbação de sossego com som alto. Entre os 18 pontos, o da Praça da Bíblia é o que tem maior incidência”, explica  Dall’Agnol.

Os locais beneficiados com o videomonitoramento são: Bairro Floresta, Interlagos, Parque São Paulo, Guarujá, São Cristóvão, Coqueiral, Centro, Gramado, Jardim Veneza, Região do Lago, Presidente, Rodoviária, pátio do parque de máquinas e UPAs.

Na central, três guardas trabalham durante a noite e dois durante o dia em sistema de revezamento, além da presença de um policial militar 24 horas por dia.

O custo de implantação foi de R$ 641 mil com recursos do governo federal e contrapartida do Município.

(Com informações de Eliane Alexandrino)