Cotidiano

Sírios se revoltam e fazem forças dos EUA saírem às pressas de cidade

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-GHH2TNTAE.1.jpgBEIRUTE – Um pequeno número de forças americanas entrou na cidade síria de al-Rai, perto da fronteira com a Turquia, nesta sexta-feira, como parte das operações para coordenar ataques aéreos contra o Estado Islâmico, disse uma fonte rebelde sênior. No entanto, os cinco ou seis militares do país foram forçados a se retirar para a fronteira turca depois que os rebeldes sírios protestaram contra a presença deles na cidade, relatou.

Um grupo de monitoramento, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, também relatou o incidente e disse que as forças americanas haviam deixado al-Rai, mas ainda estavam em solo sírio.

Uma autoridade dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse que relatos iniciais pareciam confirmar o incidente envolvendo um pequeno grupo das forças americanas.

O Pentágono não respondeu imediatamente aos pedidos para comentar sobre o incidente. Mas reconheceu que equipes especiais dos EUA estão acompanhando forças de oposição sírias e da Turquia que lutam contra o Estado Islâmico dentro e em torno da área de fronteira com a Síria, perto de al-Rai e da cidade de Jarablus, mais a leste.

Os militares da Turquia disseram em um comunicado que forças especiais dos EUA estavam apoiando uma operação que está sendo realizada no norte da Síria.

Rebeldes apoiados pelos turcos têm lutado contra militantes do Estado Islâmico ao longo da fronteira como parte de operação lançada no mês passado, e nas últimas semanas empurraram os jihadistas para fora da fronteira com o apoio de aviões e tanques turcos.