Cotidiano

Sindicato de analistas organiza protesto pela demissão do ministro da Transparência

BRASÍLIA – O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) organiza a partir desta segunda-feira um protesto em frente ao prédio do Ministério da Transparência, antiga Controladoria Geral da União. Segundo o presidente do Unacon, Rudinei Marques, além de convencer o colegas a não entrarem no prédio, está sendo organizado um movimento para que os ocupantes de confiança entreguem seus cargos para forçar a demissão do ministro Fabiano Silveira.

O ministro apareceu em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sergio Machado. Na conversam, Silveira sugere que o presidente do Senado Renan Calheiros a não antecipar documentos ao Ministério Público Federal em caso relacionado à operação Lava-Jato.

– Não tem como manter o ministro nessa situação. Estamos conversando com as chefias e já tem vários querendo entregar os cargos até que o ministro seja exonerado – disse Marques. Segundo ele, como o ministério, ex-CGU, trabalha em parceria com órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União, compartilhando informações sensíveis, não haveria condições de Silveira permanecer no comando da pasta.