Cotidiano

Silêncio incomum em Havana no primeiro domingo sem Fidel

CUBA-CASTRO

HAVANA ? O primeiro domingo após a morte de Fidel Castro é mais silencioso do que o habitual em Havana. Moradores afirmam que há menos pessoas do que normalmente nas ruas da capital cubana devido ao luto que prestam a Fidel Castro.

? Vemos um certo clima diferente no ar. As pessoas estão ficando em casa em respeito à morte de Fidel. Vejo isso inclusive nas pessoas que são contra o regime ? afirmou Rose, que pediu para não dar o sobrenome.

As Damas de Branco, como fazem todo domingo, foram à missa na Igreja de Santa Rita, no bairro de Miramar, e devem realizar nos próximos minutos sua tradicional manifestação: uma caminhada pelos bairros da região. Diversos carros de polícia, no entanto, estão na área, elevando o temor de um novo confronto entre manifestantes e governo.

Apesar do clima respeitoso, os jovens tentavam manter o ritmo de vida normal. Muitos se aglomeravam na praça da sorveteria Copelia, no bairro de Vedado, e usavam a internet no Wi-Fi público da região. A TV local praticamente só passa programação alusiva ao líder morto e entrevistas de pessoas o elogiando.

? Claro que não estou feliz, porque nunca ficarei feliz com a morte de ninguém, mas não podemos mentir: Fidel era um tirano. Espero que agora tenhamos mais mudanças ? afirmou o enfermeiro J.P.F., de 27 anos, que também pediu para não ser identificado.