Cotidiano

Servidores públicos federais vão a Brasília negociar fim da greve

Atividades só serão retomadas quando a União apresentar uma contraproposta

Assis Chateaubriand – A greve dos servidores públicos federais chegou também ao Oeste paranaense. Movimentos nacionais contra o corte de recursos às instituições de ensino, indefinição da data-base e proposta de reajuste salarial abaixo das perdas inflacionárias acumuladas desde 2011 dificultam o retorno dos técnicos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) de Curitiba e Palotina, do IFPR (Instituto Federal do Paraná), em Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, da Unila (Universidade Nacional da Integração Latino-americana) em Foz, e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), em Toledo, Santa Helena e Medianeira.

Conforme o Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público), as atividades só serão retomadas quando a União apresentar uma contraproposta aos servidores, já que na primeira etapa de negociação, ainda em julho, o pedido de reajuste salarial de 27,3% foi negado. A última proposta ocorreu há poucos dias, com reajuste de 21,3%, parcelado em quatro vezes, até 2019. O primeiro pagamento ficaria para o ano que vem.

Um comando de greve foi a Brasília com o propósito de realizar mais uma etapa de negociação com os ministérios da Previdência e do Planejamento. Entretanto, até sexta-feira (7) o governo federal não havia agendado nenhum compromisso com os grevistas nem apresentado uma nova proposta. A paralisação começou em 29 de maio, em 67 universidades. O sindicato da categoria não informou o número de servidores que aderiram à greve.

Docentes

Com 171 votos favoráveis e 129 contrários, os professores da Universidade Federal do Paraná aprovaram greve a partir de quarta-feira (12). Segundo o Sinditest, serviços em laboratórios, limpeza, biblioteca e administrativos já foram interrompidos. Em alguns casos, como Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, no IFPR, os trabalhos foram parcialmente mantidos.

(Com informações de Marina Kessler)