Cotidiano

Série de Paolo Sorrentino sobre papa fumante vai estrear em Veneza

RIO ? A esperada incursão do premiado diretor italiano Paolo Sorrentino (“A grade beleza”, Oscar de melhor filme estrangeiro de 2014) pela televisão vai ter direito a uma estreia especial durante o Festival de Cinema de Veneza, com a exibição dos dois primeiros episódios.

“The young pope” é uma co-produção da HBO e dos canais europeus Sky Atlantic e Canal+. A série de oito episódios mostra Jude Law no papel de Lenny Belardo, o primeiro papa norte-americano. Conservador a ponto de beirar o obscurantismo, porém misericordioso com os fracos e oprimidos, o jovem (e fumante) papa Pio XIII resiste às investidas de pessoas que transitam pelos corredores do Vaticano há mais tempo do que ele.

Segundo Sorrentino, a série fala sobre “os claros dinais da existência de Deus. Os claros sinais de Sua ausência. Como se pode buscar e perder a fé. A grandeza da santidade, tão grande que chega a ser insuportável quando você luta contra as tentações e quando tudo que você pode fazer é ceder a elas. A batalha interna entre a grande responsabilidade de chefiar a Igreja Católica e o sofrimento do homem simples que o destino (ou o Espírito Santo) escolhe como pontífice. Finalmente, como lidar e manipular o poder em um estado cujo dogma e imperativo moral é a renúncia de poder e o amor abnegado pelo próximo”.

O festival de Veneza acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro. “The young pope” está previsto para estrear na televisão em outubro. Veja o trailer abaixo (sem legendas).

Trailer de ‘The young pope’