Cotidiano

Semana Apaeana

No período de recesso escolar alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Cascavel seguem com acompanhamentos na área de saúde de uma maneira diferenciada.

A Semana Apaeana é uma forma de fazer com que eles mesmo em clima de férias sintam-se convidados a comparecer à instituição para receber os cuidados dos profissionais com algo a mais do que o proporcionado no dia a dia.

O sorriso que Pamela Miranda de 16 anos mostrou ontem durante a terapia de fonoaudiologia é prova de que a iniciativa proposta pela equipe agradou a crianças e adolescentes.

Ela recebeu uma peruca colorida e óculos durante o acompanhamento das fonoaudiólogas. São simples agrados, mas que fazem toda a diferença para pacientes que assim como ela nasceram com a Síndrome West e têm comprometidos o desenvolvimento físico e cerebral.

“Ver ela feliz é o que nos traz alegria e o mais importante é que desde o início dos tratamentos, minha filha já evoluiu bastante. Agora ela já até sabe pronunciar algumas palavras”, comemora a mãe, Silmara Miranda.

Para as crianças a diversão também foi garantida com outros acessórios, espaço para pintura e até mesmo brinquedos que fazem bolhas de sabão. O cenário lúdico é estendido às demais oficinas de terapia ocupacional, psicologia e fisioterapia.

Pais e filhos

Os pais também participam da programação da Semana Apaena. Na tarde de ontem, alguns deles foram convidados para palestra que abordou a resolução de conflitos por meio da inteligência espiritual.

“Às vezes a gente entra em conflitos por não saber olhar para si próprio e isso traz dificuldades entre os relacionamentos”, destaca Nity Marmentini, que atua na área de comportamento e desenvolvimento humano.

Temas

No decorrer desta e da próxima semana outros temas serão abordados por profissionais, como a autoestima e motivação, benefícios e contribuições da barras acess e uso de medicamentos.

“É uma semana diferenciada na área da saúde, tanto para as crianças, como para os pais, que têm a oportunidade de buscar um novo aprendizado e conhecer melhor o trabalho das equipes da Apae”, destaca a psicóloga Cibele Berto Canola.

A Semana Apaena segue até o dia 27 de julho. As oficinas são realizadas 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.