Cotidiano

Sem previsão de mudança

A conquista de uma nova sede é um dos maiores desejos de integrantes da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos) de Cascavel, que atualmente funciona em sala cedida no prédio da Estação Rodoviária.

Por conta do espaço reduzido, a expectativa é de que a entidade sem fins lucrativos pudesse voltar a utilizar sede que já usufruiu no passado.

No entanto, mudanças na nomenclatura da associação com o passar dos anos e até mesmo a extinção por um período impedem que hoje a Adefica retorne à área na Rua Jacarezinho, no Bairro São Cristóvão.

“Ainda em 2004 havia termo de cessão de uso de espaço público no prazo de dez anos, mas nesse percurso a entidade chegou a fechar as portas”, afirma o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior. O espaço foi destinado então para o uso de almoxarifado da Secretaria de Educação.

Sem possibilidade, neste momento, de que a Adefica seja transferida ao local, o município estuda alternativas.

“Ainda não há definição de outro espaço, mas temos conhecimento das necessidades dessa e de outras instituições”, ressalta o secretário.

Chamamento público

Segundo ele, mudanças na lei municipal nº 13.019/2014 também tornam a cessão de espaços públicos mais criteriosas. “Antes poderia ocorrer por meio de contratos, hoje há necessidade de chamamento público e fica mais complicado”.