Cotidiano

Sem acesso a ajuda humanitária, milhares ficam sob ameaça em Aleppo

201611181112457468_RTS.jpg

GENEBRA – Com novos confrontos entre as forças do regime de Bashar al-Assad e os rebeldes a favor da deposição do presidente sírio, cerca de 250 mil civis na cercada região Leste de Aleppo ficaram sem suprimentos de ajuda humanitária.

Aleppo e Mossul – 18.11

Sem acordo para uma passagem com segurança para um comboio de socorro, a ONU classificou o momento na cidade como ?muito sombrio?.

? O meu entendimento é que praticamente todos os depósitos estão agora vazios, e dezenas de milhares de famílias estão ficando sem comida e todos os outros suprimentos ? disse Jan Egeland, assessor humanitário da organização. ? Este é um momento muito sombrio, e nós não estamos falando sobre uma tsunami aqui, mas de uma catástrofe inteiramente causada pelo homem.

Segundo Egeland, sem acordo entre governo e oposição, civis retidos estão sem comida e remédios, e se preparam para ataques ainda mais violentos ? enquanto o inverno se aproxima.

Bombardeios na região controlada por rebeldes já mataram dezenas de pessoas desde terça-feira, na retomada dos conflitos após uma pausa de quatro semanas. Nesta sexta-feira, tanques de Damasco já arriscavam entrar na área cercada.

Voluntários na região disseram nunca terem ouvido disparos tão intensos em Aleppo.

? É difícil nos deslocarmos por causa do fogo de artilharia nas ruas ? afirmou Najib Fakhuri diretor do grupo socorrista Capacetes Brancos na região.