Cotidiano

Secretaria garante que UBSs ainda têm vacinas

Um paciente com prescrição para a dose, disse que buscou o serviço público e só pôde ser imunizado com intervenção de um profissional

Cascavel – A dificuldade em conseguir vacina contra os três tipos de vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e o B foi denunciada a O Paraná. Apesar de a campanha ter sido encerrada no dia 20 de maio, um paciente com prescrição para a dose, disse que buscou o serviço público e só pôde ser imunizado com intervenção de um profissional de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na cidade.

Apesar da queixa, a Secretaria de Saúde de Cascavel afirma que mesmo após o fim da campanha, as doses remanescentes continuaram à disposição em todas as unidades para o grupo prioritário.

Idosos, crianças com seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias, indígenas e pessoas com doenças crônicas têm prioridade para serem vacinados. Conforme a Secretaria de Saúde, crianças de seis meses a nove anos que passaram a ser imunizadas somente neste ano precisam receber duas doses.

Nas redes particulares, o IPRAA (Instituto Paranaense de Rinite, Asma e Alergia) teve o estoque zerado já no mês de maio devido a grande demanda. Na clínica de imunização em Cascavel, localizada na Rua Maranhão, ainda restam doses ao custo de R$ 140.