Cotidiano

Secretaria de Segurança Pública libera protesto contra Temer na Paulista, no próximo domingo

61170294_PA 30-08-2016 - Protesto fora temer na av paulista em frente ao MAS.jpgSÃO PAULO ? A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) voltou atrás e liberou a realização do protesto contra o o presidente Michel Temer (PMDB), marcado para acontecer na Avenida Paulista, neste domingo. Na quinta-feira, a SSP havia afirmado, em nota, que não iria permitir a mobilização, uma vez que o ato, organizado pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, coincidiria com a passagem da tocha paralímpica no centro da capital e chegou a lamentar o que chamou de ?postura intransigente dos organizadores?. Nesta sexta-feira, a pasta informou que a manifestação poderá acontecer a partir das 16h30, horário em que a cerimônia já terá sido encerrada.

?Após entendimentos com os organizadores da manifestação convocada para este domingo, a Secretaria de Segurança Pública informa que será permitida a concentração de manifestantes na avenida Paulista a partir das 16h30. A SSP esclarece que, no horário acordado, o evento de passagem da tocha paralímpica, cerimônia oficial da Rio 2016, já terá sido encerrado?, informou a pasta, em nota.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) havia decidido manter o protesto mesmo sem permissão, alegando que não cabia à SSP permitir ou não uma manifestação popular. ?A Constituição nos assegura este direito?, informou um texto divulgado pelo MTST por meio de suas redes sociais. Antes de decidir autorizar o ato, a SSP chegou a lamentar a postura, que chamou de ?intransigente?, dos organizadores do evento contra Michel Temer.

O grupo, no entanto, seguia explicando que não é de seu interesse prejudicar o evento paralímpico, marcado para acontecer das 13h às 14h, e, por isso, havia anunciado a mudança de horário do ato: ?(…) visando garantir tanto a passagem da tocha quanto a manifestação programada, passaremos o horário da concentração para as 15h. Esta é uma decisão razoável, que busca conciliar os dois eventos e evitar conflitos. Informaremos ainda hoje a alteração para a SSP?, avisa o grupo.

O MTST informou ainda que alterou o local de concentração para a frente do MASP, ?buscando uma solução que não seja o enfrentamento com a PM?.

Nesta sexta-feira, a Ouvidoria da Polícia de São Paulo pediu para o Ministério Público (MP) apurar a ação da Polícia Militar no protesto contra o impeachment realizado na última quarta-feira, quando uma manifestante teve o rosto ferido por estilhaços de uma bomba de efeito moral e sofreu uma lesão no olho esquerdo. A Ouvidoria também acionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Corregedoria da PM.