Cotidiano

Secretaria de Segurança de SP apura se policiais jogaram bombas de efeito moral dentro de bar

SÃO PAULO – Frequentadores de um bar no bairro boêmio de Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, acusam a polícia militar de jogar bombas de efeito moral no interior do estabelecimento, na madrugada deste sábado. Eles relatam ainda que alguns chegaram a ser presos após reclamação. A Secretaria de Segurança diz que está apurando o caso. Um funcionário do Empanadas Bar afirmou ao GLOBO que ninguém comentará o assunto.

Em vídeos publicados nas redes sociais, dá para observar as pessoas tossindo muito, provável efeito de alguma substância inalada por eles. Numa das imagens, agentes tentam imobilizar uma mulher, enquanto os demais reclamam da ação.

protesto_1.jpg

?Não era manifestação!! A PM estava dispersando a galerinha do ?rolezinho? na Wizard, na frente do antigo ‘Sujinho’, jogaram bombas de efeito moral e gás! Algumas pessoas que estavam ‘dentro’ do Empanadas se indignaram com a situação!!! Pelo vidro, mandando mensagens de ‘amor’ à corporação!! Daí a PM entrou para pegar estas pessoas (levaram pra 14º DP), mas já jogando gás la dentro!!!!! (acho que não apareceu no vídeo) sem se importar com funcionários que ali trabalham o dia todo praticamente!! E clientes foram obrigados a experimentar cerveja com gás!?, relatou uma testemunha em sua conta na rede social.

Outra testemunha, que afirma ter ido para a delegacia, conta que os agentes lhe tomaram o celular e pediram que apagassem as imagens feitas da confusão.

protesto_2.jpg

?Aqui eles mandaram todo mundo apagar os vídeos do celular (depois de apreenderem os mesmos). Que bom que ficou algum registro?, escreveu.

EXCESSOS EM MANIFESTAÇÕES

A polícia militar de São Paulo vem recebendo denúncias de abuso de poder nas últimas manifestações que têm ocorrido pela cidade, contra o impeachment de Dilma Rousseff. Por causa disso, o Ministério Público Federal (MPF) informou, na última terça-feira, que coletará informações, imagens e áudios durante os próximos protestos com o intuito de monitorar a ação da corporação.

O último confronto aconteceu no domingo,dia 4, quando PMs jogaram bombas de efeito moral para dispersar manifestantes ao final de ato contra o impeachment da ex-presidente. O grupo Tortura Nunca Mais e o Sindicato dos Advogados de São Paulo encaminharam representações ao MPF relatando violações de direitos no contexto das manifestações, o que motivou a ação. O comando do policiamento de São Paulo negou que a ação tenha sido abusiva.