Cotidiano

Secretaria apresenta protocolo para casos suspeitos de Zika vírus

Em reunião, foi apresentada a forma pela qual os profissionais devem proceder

Cascavel – Cerca de 70 profissionais de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ambulatório de gestação de alto risco do município e também de hospitais participaram ontem de reunião técnica para apresentação do Protocolo de Vigilância de Casos Suspeitos de Microcefalia Associada ao Zika Vírus – Verão Cascavel.

O Ministério da Saúde decretou o enfrentamento de emergência em saúde pública nacional, a partir do relato de aumento dos casos de microcefalia em Pernambuco.

Essa foi a primeira reunião sobre o tema com os profissionais, mas segundo a médica Luciana Tavares, a equipe da Vigilância Epidemiológica estava empenhada na elaboração do protocolo em torno do assunto há cerca de duas semanas.

No encontro foi apresentada a forma pela qual os profissionais devem proceder caso surja alguma gestante com suspeita do vírus zika ou um recém-nascido com suspeita de microcefalia, assim como os locais para onde os pacientes devem ser encaminhados.

“Se for uma gestante associada à microcefalia, será direcionada ao ambulatório de gestação de alto risco do Município e para ganhar o bebê será no Hospital Universitário. Se for um recém-nascido com diagnóstico na maternidade ou na unidade de saúde, será direcionado ao ambulatório de alto risco de recém-nascidos no Ceacri [Centro de Atendimento Especializado de Atenção à Saúde do Neonato, Criança e Adolescente]”.

Ainda de acordo com Luciana, há uma mobilização nacional desde o acionamento do protocolo de emergência pelo Ministério da Saúde e não há pacientes com suspeita do vírus na cidade.

(Com informações de Marcelo Machado)