Cotidiano

Saúde regulamenta normas para eventos de grande porte

Curitiba – O governo do Estado do Paraná regulamentou as normas para eventos de grande porte. A Resolução Sesa 595/2017 – que estabelece normas para o planejamento, avaliação e execução das ações de vigilância e assistência em saúde em eventos de massa – foi assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

“Estas normas são importantíssimas para que possamos prevenir os riscos e garantir a saúde da população que participa de grandes eventos, seja qual for a natureza”, explicou Caputo Neto.

Vários são os fatores usados para classificar o risco de um evento. Além do número de pessoas presentes, são levados em conta o tempo de duração, a faixa etária do público, se há consumo e venda de bebidas alcoólicas no local, a estrutura, se comporta a prática de esportes ou apresentações pirotécnicas, dentre outros.

De acordo com Caputo Neto, a resolução é fruto do trabalho de mais de dois anos na secretaria e tem dois eixos fundamentais: vigilância e assistência, que visam garantir a segurança das pessoas que vão aos eventos.

“Além de analisar e fiscalizar o aspecto sanitário, nesses eventos a Vigilância também cuida de questões ambientais, como os resíduos que são produzidos, faz a inspeção dos alimentos vendidos no local e cuida até da saúde do trabalhador que atua no evento”, enfatizou o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana.

Plano

A Resolução determina também a implementação do Plano de Assistência à Saúde para Eventos em Massa. O objetivo é criar uma série de ações que o organizador do evento deve efetivar a fim de assegurar a saúde das pessoas presentes.

Para isso, antes da data de realização, os organizadores precisam encaminhar ao município, caso seja um evento municipal, ou ao Estado, caso seja estadual, um documento contendo todas as ações previstas, desde as licenças sanitárias necessárias até como será o atendimento médico a eventuais contratempos.