Cotidiano

Sarkozy será julgado por financiamento de campanha em 2012, dizem fontes

FRANCE-POLITICS_SARKOZY-G4V33V205.1.jpg

PARIS ? O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy e outras 13 pessoas serão julgadas pelo financiamento ilegal da campanha para as eleições presidenciais de 2012, disseram nesta terça-feira fontes judiciais. A Justiça acusa o proeminente político de ter superado de forma deliberada o teto de gastos de 22,5 milhões de euros autorizado pela lei. Há também suspeitas de que houve irregularidades no financiamento da campanha.

A decisão da Justiça de levar Sarkozy a julgamento vem enquanto alguns políticos franceses enfrentam duras críticas por conta das suas finanças pessoais. O momento é de tensão política na França com a chegada das eleições presidenciais entre abril e maio.

O candidato presidencial conservador François Fillon é, atualmente, o maior afetado por acusações de corrupção. A imprensa francesa denunciou que o ex-premier teria dado empregos-fantasma para sua mulher e seus filhos enquanto estava no governo. Ou seja, eles teriam recebido salários por anos sem exercer funções de verdade.