Cotidiano

Santa Terezinha compartilha projeto dos tablets

O formato garantiu mais agilidade e segurança na coleta de informações dos usuários do sistema de saúde

Santa Terezinha – Os resultados positivos dos investimentos em tecnologia no setor da saúde de Santa Terezinha de Itaipu continuam referência para outros municípios. Nesta quarta-feira (25) profissionais do setor de tecnologia da Itaipu Binacional, do grupo GT Itaipu-Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu, estiveram com o secretário de Saúde, Fábio de Mello, conhecendo o sistema dos tabletes utilizado pelos agentes comunitários de saúde e implantado pela administração municipal a partir de 2014.

Durante as visitas nas residências, os ACS deixaram de lado a prancheta, papel e caneta e passaram a realizar o mesmo trabalho com a ajuda desses equipamentos que são dotados de uma plataforma que armazena todos os dados dos pacientes. As informações coletadas são transferidas depois para o sistema integrado da rede municipal de saúde. O formato garantiu mais agilidade e segurança na coleta de informações dos usuários do sistema de saúde.

“Esse sistema adotado pelo município de Santa Terezinha é muito interessante e pode contribuir muito com o projeto que estamos começando a desenvolver na Itaipu Binacional e que deve ser testado a princípio no CCZ, com a finalidade de agilizar a coleta e o processamento de dados realizados pelos profissionais desse órgão que realiza um trabalho importante de combate à vetores de doenças como a dengue na fronteira”, explicou Traudi Eyng Thiel, analista de sistemas da hidrelétrica.

Para a gestora do GT Itaipu-Saúde, Luciana Sartori, o compartilhamento da experiência exitosa de Santa Terezinha de Itaipu na implantação dos tablets no trabalho de campo dos ACS é fundamental para a disseminação, na fronteira, de boas práticas que resultem em melhora na prestação dos serviços públicos oferecidos à população trinacional. “É uma das propostas do GT Itaipu-Saúde, buscar experiências positivas dos parceiros e compartilhar com os demais. É uma somatória de forças onde todos saem ganhando, principalmente os usuários do sistema de saúde pública”, enfatiza.