Cotidiano

Sanepar vistoria mais de cinco mil casas para verificar instalações

O extravasamento do esgoto também pode contaminar rios, ruas e outras áreas públicas

Cascavel – Equipes contratadas pela Sanepar vão vistoriar mais de 5 mil residências em Cascavel para verificar se as instalações hidrossanitárias foram executadas adequadamente e se a canalização da água da chuva está ligada na galeria de águas pluviais.

A assistente social da Sanepar, Célia Giacomel, diz que o objetivo é informar a população sobre a necessidade de adequar o lançamento do esgoto na rede coletora e garantir a eficiência do sistema. O esgoto deve ser encaminhado para a rede da Sanepar. Já a água da chuva deve ser canalizada para a galeria de concreto, de responsabilidade da Prefeitura. É nesta rede que estão as bocas de lobo, instaladas entre a rua e o meio-fio para receber a água da chuva.

Quando as ligações não estão corretas, há um aumento do volume dos dejetos dentro da rede o que provoca extravasamentos e até refluxo do esgoto para dentro dos imóveis. As ligações de esgoto incorretas causam danos para toda a comunidade, pois o refluxo pode ocorrer em qualquer imóvel, mesmo naqueles em que a ligação está correta. O extravasamento do esgoto também pode contaminar rios, ruas e outras áreas públicas.

As vistorias serão feitas nos bairros Brasília I, Periolo, Cataratas e São Cristóvão. Os técnicos contratados são da empresa JPR-Biologic estarão uniformizados e usando crachá com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Nesta etapa, serão feitas visitas de casa em casa, utilizando corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas calhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades.

Os imóveis que estiverem em desacordo serão notificados e terão prazo de 30 dias para a regularização. Passado esse período nova visita será feita. Se o problema persistir, a informação será repassada à Vigilância Sanitária que irá autuar e dar mais 30 dias para a resolução. Depois disso, se ainda permanecer a irregularidade, as notificações serão enviadas para as providências da Promotoria Pública.