Cotidiano

S. Terezinha tem ação de saúde em domicílio

Santa Terezinha – Há dois anos, Santa Terezinha de Itaipu implantou o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), que atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou que estejam em situação pós-cirúrgica. O tratamento é garantido por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar e de apoio composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social e fonoaudióloga.

Segundo o secretário de Saúde Fábio de Mello, desde 2014, foram mais de 170 pacientes acompanhados em suas necessidades e na atualidade o programa está com 20 usuários do SUS recebendo o atendimento em domicílio. O secretário lembra ainda que o programa não substitui a internação dos pacientes, a equipe da Saúde da Família, nem o Cuidador Domiciliar, mas facilita a vida daquele paciente que por algum motivo não pode sair de casa e que necessita de uma atenção continuada. “Esse programa é mais uma conquista da administração pública municipal, o prefeito Cláudio não tem medido esforços para agraciar a população com programas para fazer a saúde acontecer no município”, destaca o secretário.

Cirurgia

Edvalda Pereira Miglioli tem seu filho Eduardo de 9 anos que passa pelo acompanhamento do SAD. Eduardo realizou uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro e esta passando por quimioterapia. “O acompanhamento destes profissionais tem ajudado muito meu filho a se recuperar, ele tem mantido o peso e está bem melhor, são profissionais dedicados e que dão toda a atenção necessária e a gente fica mais tranquila, tenho que agradecer ao prefeito Cláudio por implantar um programa tão importante em nosso município”, diz Fábio.