Cotidiano

Rússia prorroga asilo de Snowden por dois anos

INFOCHPDPICT000034636291

MOSCOU ? O ex-analista da Inteligência americana Edward Snowden recebeu uma renovação da autorização para viver na Rússia por mais dois anos, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país. Ele vive em Moscou desde 2013, após ter vazado informações confidenciais sobre o vasto esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

? Acabamos de prorrogar por dois anos o visto de residência na Rússia de Snowden ? anunciou Maria Zajarova, porta-voz do ministério russo de Relações Exteriores.

De acordo com o advogado de Snowden, no entanto, a prorrogação é de três anos. E, no ano que vem, ele estará apto a se candidatar à cidadania russa.

? Ele tem vivido em território russo há quase quatro anos, ele não violou a lei, não há queixas contra ele. Este é um dos motivos pelo qual sua permissão de residência foi estendida ? disse o advogado Anatoly Kucherena.

O anúncio da extensão do asilo foi feito um dia após o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciar a redução da pena de Chelsea Manning, presa nos Estados Unidos por vazamento de informações confidenciais ao WikiLeaks.

Snowden recebeu asilo do governo de Vladimir Putin, com a condição de que parasse de divulgar informações secretas. Atualmente, o analista de sistemas vive de renda de palestras e dá esporádicas entrevistas a organizações de mídia.

A história de Snowden já foi retratada em dois filmes: Citzenfour, um documentário dirigido por Laura Poitras ? uma das jornalistas que recebeu o vazamento de informações sobre a NSA em primeira mão ?, recebeu o Oscar em 2015; e Snowden, um longa de ficção dirigido por Oliver Stone e com o ator americano Joseph Gordon-Levitt no papel principal, lançado em 2016.

Há um movimento para que Obama perdoasse Snowden, mas isso não aconteceu durante seu mandato. O presidente eleito Donald Trump não se manifestou sobre seus planos para o ex-analista. Snowden é acusado de violar o ato de espionagem em seu país natal, que pode levar a uma pena de até 30 anos de prisão.