Cotidiano

Rússia faz duras críticas aos EUA após bombardeio ao exército sírio

Mideast Syria Aleppo Voices

BEIRUT ? O ministério do exterior russo fez duras críticas à atitude dos Estados Unidos em relação aos bombardeios da coalizão internacional contra uma posição do exército sírio. Em uma sessão do Conselho de Segurança da ONU de emergência convocada às pressas, um comunicado do ministério no domingo acusou Washington de estar tomando uma posição ?não construtiva e confusa? após o ataque aéreo neste sábado que matou mais de 90 soldados das tropas do regime sírio.

Os norte-americanos ?não só se mostrou incapaz de dar uma explicação adequada do que aconteceu, mas também tentou, como é de seu hábito, virar tudo de cabeça para baixo?, disse o comunicado.

Ontem, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajarova, já havia declarado que Moscou estava ?muito preocupado? por esses bombardeios fatais que “atingiram diretamente o exército sírio que combatia os contingentes do grupo EI?. Também descreveu os ataques como ?no limite entre a negligência criminosa e conivência direta com terroristas Estado Islâmico? .

A porta-voz disse que a posição dos Estados Unidos coloca em risco acordo de cessar fogo e tudo o que foi conquistado até agora pela comunidade internacional, pelo Grupo Internacional de Apoio à Síria, por Moscou e por Washington, padrinhos do processo de paz na Síria.