Cotidiano

Rússia diz que encontrou spyware em redes de computadores estatais

MOSCOU – O serviço de inteligência da Rússia informou neste sábado que as redes de computadores de 20 organizações, incluindo agências estatais e empresas de defesa, foram por invadidas por spyware no que foi descrito como um ataque cibernético direcionado e coordenado.

O Serviço de Segurança Federal, o FSB, disse que o malware e a forma como as redes foram infectadas eram semelhantes aos utilizados em casos anteriores de espionagem cibernética acontecidos na Rússia e em outros países. A agência não disse quem é suspeito de estar por trás dos ataques.

?Recursos de tecnologia de informação de órgãos governamentais, instituições científicas e militares, empresas da indústria de defesa e outras entidades envolvidas na infraestrutura fundamental foram infectados?, disse o FSB em um comunicado em seu site.

O anúncio russo aconteceu pouco depois da divulgação de ataques cibernéticos ao Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos (DNC, na sigla em inglês) e ao comitê de arrecadação de fundos para candidatos democratas à Câmara de Representantes do país. Especialistas em segurança cibernética e autoridades americanas disseram ter provas de que a Rússia estaria por trás do ataque ao DNC para divulgar correios eletrônicos sensíveis do partido a fim de influir na eleição presidencial. O Kremlin, no entanto, negou qualquer participação nos incidentes.