Cotidiano

Rotary realiza mobilização pela vacinação contra a poliomielite

Rotarianos já ajudaram a imunizar dois bilhões de crianças em todo o mundo

Marechal Cândido Rondon – Uma intensa mobilização foi promovida neste sábado (15) por integrantes da Família Rotária de Marechal Cândido Rondon, em diversos pontos da cidade. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância de vacinação das crianças contra a poliomielite.

Equipes de rotarianos estiveram mobilizadas em praticamente todos os postos de vacinação distribuídos na cidade. Recreação com cama elástica, trabalho de sensibilização sobre a importância da vacina e arrecadação de fundos para campanha mundial de erradicação da doença fizeram parte das atividades.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou neste sábado, com a realização do Dia D, mas segue até o dia 31 de agosto. A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 2.555 crianças no município.

Desde 1985, ou seja, há 30 anos, o Rotary International está empenhado na campanha de erradicação da pólio. Naquele ano foi lançado o programa Pólio Plus, visando desenvolver ações para acabar com a doença em todo o planeta.

Desde então, o Rotary e seus parceiros ajudaram a reduzir o número de novos casos da doença de 350.000 por ano para menos de 400 no ano de 2014. Os rotarianos já contribuíram com mais de US$1,3 bilhão e incontáveis horas de trabalho voluntário para proteger mais de dois bilhões de crianças em todo o mundo.

Além disso, o trabalho da instituição na difusão da causa desempenhou um papel fundamental nas decisões de governos doadores, que contribuíram mais de US$10 bilhões para a erradicação da doença.

Em Rondon a Família Rotária é constituída por quatro clubes de Rotary, Rotaract, Interact, Rotakids e Associação de Senhoras de Rotarianos. Todos estes clubes realizam anualmente doações e ações para arrecadar fundos que são destinados para a erradicação da pólio, cuja vacina custa 60 centavos de dólar e garante a imunidade da criança contra a doença por toda a vida.

A vacina contra a pólio está sendo aplicada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde em todos os postos de saúde da sede, até às 17 horas deste sábado. Os pais que não conseguirem levar seus filhos para tomar a vacina neste sábado, podem fazê-lo em qualquer posto de saúde do município até o fim do mês.

(Com informações de assessoria)