Cotidiano

Rolling Stones se preparam para lançar álbum com covers de blues

52783063_The Rolling Stones perform in Havana Cuba Friday March 25 2016 The Stones are performing in.jpg Links Rolling StonesRIO ? Uma foto publicada por Mick Jagger no Twitter, na última quinta-feira, deu a entender que os Rolling Stones estariam planejando lançar um álbum de covers de blues. O tuíte mostrava um case cheio de gaitas e algumas palhetas com o símbolo da banda, além da mensagem “olha esse espaço #tocandoblues”.

Aproveitando a deixa, o site “Ultimate Classic Rock” foi atrás de mais dicas que confirmassem a impressão, incluindo algumas declarações do produtor Don Was, que disse que o disco estaria pronto até o Natal e teria a participação de Eric Clapton em algumas músicas.

As primeiras dicas de que os Stones estariam se relacionando mais uma vez com suas origens no blues apareceram em abril, quando Ron Wood deixou a notícia vazar. “Fomos (ao estúdio) editar algumas músicas novas, o que fizemos, mas entramos em uma onda de blues”, disse o guitarrista. “Nós fizemos 11 blues em dois dias. Eram versões ótimas de Howlin’ Wolf e Litte Walter, entre outros artistas do gênero. Mas elas soavam realmente autênticas. Quando voltamos a ouví-las após alguns meses, nossa reação foi ‘Quem é esse? É você!’. Soava muito autêntico”.

Algumas semanas depois, Don Was deu algumas informações a mais sobre o projeto. Ele disse que, no estúdio, Keith Richards sugeriu que a banda tocasse “Blue and lonesome”, de Little Water. “Era simplesmente magnífico”, contou Was à rádio australiana RRR. “Quando eles tocaram aquela música, eles se tornaram algo muito verdadeiro em relação ao que eles são e algo realmente único também. Era realmente bom”.

Mas, na mesma entrevista, Was deixou em dúvida se aquelas músicas um dia seriam realmente lançadas, uma vez que a banda estava comprometida em escrever novas canções.

Mas, na última quinta-feira, mesmo dia em que Jagger publicou a foto na rede social, o jornal francês “Le Figaro” publicou uma entrevista com Was. “O álbum consiste em versões de músicas blues de Chicago”, disse o produtor, logo de cara. “Ele foi gravado ao vivo no estúdio em apenas três dias, com os músicos tocando ao redor dos microfones. Não fizemos retoques. Isso significa que, às vezes, a bateria de Charlie Watts atravessavam o vocal de Mick Jagger, por exemplo. O disco soa muito cru, muito autêntico. Ele captura a essência do que os Stones são”. Keith Richards & Ronnie Wood of The Rolling Stones Discuss Olé, Olé, Olé And New 2016 Album

Na mesma entrevista, Was revelou que o disco está marcado para sair em dezembro, e confirmou que Eric Clapton participou da sessões. “Ele estava gravando seu próprio álbum no estúdio vizinho”, continou. “Ele teve apenas que cruzar o salão para participar! Ouvi-los tocando no estúdio, até Clapton se engasgou… Ele era apenas um adolescente quando viu os Stones tocando em casas de Richmond, como um fã. Ele pegou uma das guitarras de Keith emprestada e começou a tocar duas músicas. Foi excepcional demais ouvir aquilo”.

Por último, duas semanas atrás, Wood voltou a falar sobre o disco no tapete vermelho do Festival de Cinema de Toronto, onde ele e Richards foram para lançar “Havana moon”, o documentário sobre a viagem dos Stones a Cuba. “Vai ser ótimo”, disse ele, como pode ser visto no vídeo acima. “Vocês vão amar. Isso é o que os Stones são: uma banda de blues. Yeah!”.