Cotidiano

Rodrigo Maia confirma que deputados faltosos terão desconto no salário

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou nesta quarta-feira que os deputados que faltarem às sessões de votação em agosto e setembro terão descontos em seus salários. Nestes dois meses, com os Jogos do Rio e os eventos da campanha eleitoral nos municípios, o quórum da Casa poderá ser prejudicado. Segundo Maia, a ideia é combinar com os líderes os dias de votação para que os deputados se preparem e estejam presentes na Casa.

? Mas é óbvio (que pretendo descontar dos salários dos que faltarem). Pauta marcada, deputado tem que estar presente. Em qualquer trabalho é assim. Se você marcou uma data para que os deputados estejam aqui para votar, é importante que todos votem. Vamos conduzir uma agenda para poder votar temas relevantes, não só matérias na área econômica ? avisou Rodrigo Maia.

Em agosto o novo presidente pretende fazer pelo menos três dias de votação e em setembro, mês da campanha eleitoral, dois dias seguidos, permitindo que os deputados também participem da campanha eleitoral em seus redutos. Segundo Maia, o jantar de ontem com o presidente interino Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi importante porque eles acordaram que haverá diálogo mútuo entre as duas Casas para a votação de matérias importantes para o país.

? Está na hora de todo mundo colaborar, gerar harmonia e o Parlamento dar sua contribuição para a superação da crise ? disse Maia.