Cotidiano

Rodoviária ganha climatização sustentável

Foz do Iguaçu – O calor em Foz do Iguaçu não dá trégua, principalmente no verão, em que as temperaturas passam dos 35ºC. Para amenizar os efeitos do clima quente, a Rodoviária de Foz do Iguaçu agora é climatizada. A empresa concessionária apostou na climatização sustentável e está implantando um sistema ecológico de redução de temperatura no terminal.

Dois aparelhos de climatização, com vazão de insuflamento de 73 mil m³ por hora, cada um, estão sendo instalados no local. Eles são ambientalmente corretos, pois não utilizam qualquer tipo de gás para funcionar. O resfriamento se baseia na renovação e na mudança de pressão do ar e é conhecido como resfriamento adiabático. “A função do equipamento é trocar o ar até 40 vezes por hora, reduzindo a sensação térmica através de um processo endotérmico”, explica o engenheiro Anderson Lopes.

Será injetada uma metragem cúbica necessária para renovar e climatizar a área de embarque e a praça de alimentação.

Clima agradável

Os aparelhos também eliminam poluentes, odores e sujeiras, melhorando a qualidade do ar. Para prevenir e suavizar os efeitos das altas temperaturas, os climatizadores não deixam o ar seco, pelo contrário, devolvem a umidade. Nesse sistema a umidade é controlada e mantida em 65%. “Daqui para frente teremos um lugar arejado com clima mais agradável, isso porque a temperatura pode ser reduzida em até 12 graus Celsius”, garante Anderson.