Cotidiano

Rivais, Google e Apple dividem opiniões dentro de casa

2016 939037392-201609152216142610.jpg_20160915.jpgRIO – Na casa da pedagoga Cristina Rodrigues, a disputa entre o Android, sistema operacional da Google, e o iOS, da Apple, não chega a causar uma briga entre os integrantes da família. Mas, ainda assim, as preferências entre os sistemas são levadas a sério.

? Acho válido ter várias empresas. Só assim cada um consegue usar o que achar melhor. Eu, por exemplo, prefiro o Android, porque tem mais opções de aplicativos e, assim, você consegue ter mais acesso a diferentes tipos de conteúdo. Mas meu filho, o Felipe, prefere o iOS, da Apple, porque acha melhor. Mas eu não gosto, pois fica muito restrito ? diz ela, lembrando que seu pai, Carlos Alberto, também tem um aparelho Android.

Os exemplos apontados por Cristina são endossados por especialistas. Uma das principais questões é a diferença do volume de aplicativos entre as empresas. No caso da Google, há mais opções. Além disso, especialistas ressaltam que a transferência de músicas, contatos, fotos e até filmes de um iPhone para um celular de outra marca pode não ser uma tarefa tão simples. O usuário ainda consegue redesenhar o Android, o que não acontece no iOS, mais fechado. Porém, dizem especialistas, o comando de voz da Apple, o Siri, funciona melhor que o Google Now.

Para Diego Silva, analista do mercado de celulares da consultoria IDC, o diferencial competitivo da Google é estar presente em modelos de diversos fabricantes.

? Com isso, consegue ter mais capilaridade e ser mais popular, diferentemente da Apple, que só tem o seu iOS em um aparelho. O sucesso do Android está associado ao fato de sua plataforma ser aberta. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos de diversas naturezas e com maior facilidade. O usuário vem adquirindo expertise a cada troca de aparelho. O celular é hoje o dispositivo em que o ser humano mais passa seu tempo ? diz Silva. google 10-09

A advogada e professora Alcione Pagnoncelli é dona de um iPhone 6. O economista e consultor de empresas Dernizo tem um Samsung Galaxy S5. Ela elogia a duração da bateria do celular; ele ressalta o fato de poder transferir arquivos sem depender de uma só empresa.

? Já tive celulares da Motorola e da Nokia e hoje tenho um iPhone. Meu filho tinha iPhone e gostava muito. Ele sempre me falava sobre as vantagens do aparelho. Comprei um e adorei. A bateria dura bastante, a qualidade das fotos e vídeos é maravilhosa e é muito fácil de usar. Mas tem pontos fracos. Quando a bateria fica ruim, você tem que comprar outro aparelho. Não posso trocar só a bateria. Cada aparelho da Apple pede um cabo, não posso baixar música direto no aparelho, tenho que pôr primeiro no computador ? diz ela.

Já Dernizo optou por um modelo em que a plataforma é mais aberta:

? Sempre tive celular da Motorola e depois Nokia. Como acompanho o mercado mundial, decidi mudar para a Samsung, que é a marca mais popular do mundo. Escolhi o modelo para poder expandir a memória, trocar a bateria quando acaba, poder conectar meu celular em dispositivos no meu computador sem depender de uma só empresa. Além disso, o custo dos acessórios é menor. Agora, por ser aberto, pode ter mais riscos de entrada de vírus.