Cotidiano

Rivais fazem megaarrastão à casa da mãe de El Chapo, diz jornal

CIDADE DO MÉXICO – Numa cena que poderia ser descrita como de filme, cerca de 150 homens armados teriam invadido a casa da mãe do traficante Joaquín Guzmán Loera, o El Chapo, matado três pessoas em um confronto e roubado vários carros que pertenceriam a um dos criminosos que foram considerados mais procurados no mundo ? é o que diz um jornal local. O caso teria forçado a fuga de centenas de pessoas. Os relatos, no entanto, foram contestados por autoridades.

De acordo com um diário local do estado de Sinaloa, “Ríodoce”, o caso se tratou de um ataque à vila de La Tuna, onde vive numa mansão Consuelo Loera de Guzmán, 86 anos, no sábado. Outras duas comunidades foram atacadas no suposto avanço, como um arrastão.

Segundo o jornal, Consuelo não ficou ferida, mas vários carros da casa foram levados. Os atacantes seriam membros do cartel Beltrán Leyva, que se separou do cartel de Sinaloa (comandado por El Chapo) e se tornaram uma das organizações criminosas mais fortes do México.

Eles teriam cortado comunicações telefônicas e forçado a fuga de até 350 pessoas de três comunidades, segundo fontes do governo municipal de Badiraguato, que gere La Tuna.

? Se isto for verdade, é um sinal de que os dias de El Chapo como o grande chefão acabaram. Não consigo imaginar ninguém fazendo isso com ele ainda ativo ? disse Malcolm Beith, autor de uma biografia de El Chapo. ? É uma ameaça séria à segurança.

O governador de Sinaloa, Mario López Váldez, confirmou que houve uma invasão a La Tuna, mas não uma ação de vingança de organizações criminosas.

? Não houve relatos de tiroteios ou mortes ? garantiu a repórteres.

El Chapo aguarda a oficialização de sua extradição ao EUA após ser recapturado numa megaoperação que terminou com mortos e vários presos em janeiro. Um soldado que guardava sua prisão em Ciudad Juárez foi achado morto com sinais de tortura nesta semana, o que fez o Exército mandar mais 300 militares para evitar uma terceira fuga do traficante tido como o mais procurado mundo, quando foragido.

Assim que chegar nos EUA, onde ficará em uma prisão federal num local ainda não definido, El Chapo será indiciado por crime organizado, lavagem de dinheiro e assassinato, entre outras acusações.