Cotidiano

Ricardo Cosendey, cenógrafo e figurinista: 'No Brasil, o artista tem que lutar pelo óbvio'

201608251244255065.jpg “Sou filho de um borracheiro com uma costureira. Nasci em Santo Antonio de Pádua, interior do Rio, e aos 18 anos fui para a capital trabalhar em banco. Em 1990, resolvi tentar a vida na Áustria. Fiz todo tipo de bico e consegui me formar em Belas Artes. Hoje, aos 50, ainda vivo lá, trabalhando com o que sempre sonhei.”

Conte algo que não sei.

A capacidade do brasileiro de fazer festa é coisa seriíssima. Não deveria ser algo considerado menor, menos importante. Gostei muito de ver o que fizeram na abertura da Olimpíada, tanto pela apresentação visual, mas também por usar tão bem, e de maneira tão assumida, o conceito da gambiarra. É na festa, na cultura, que podemos juntar a seriedade à nossa gambiarra, para conquistar um resultado interessante.

Se a festa já funciona, o que falta para ela deslanchar?

Em outras palavras, como fazer a arte ter a valorização que merece, né? Por exemplo, o Brasil tem nomes excelentes na cenografia, apesar de todos os revezes que enfrentam para evoluir. Quando você tem que trabalhar no improviso é obrigado a ser criativo ao máximo.

Ao falar de improviso e criatividade, você se remete à experiência no carnaval?

Não. Tive oportunidade de trabalhar no barracão da Mocidade Independente, em 1990, vi como as pessoas se dedicam com afinco. Era exigida dedicação exclusiva. Acho que as coisas até já mudaram. Adorei a experiência, fiz fantasias para a comissão de frente e para destaques de luxo, mas acabei muito desgastado, doente, e isso reforçou minha decisão de tentar a vida fora do Brasil.

Olhando de fora, você acha que a quantidade de trabalho por aqui é desproporcional ao reconhecimento?

O problema é que são poucos os que conseguem se estabelecer trabalhando com arte. Fico triste em ver essa onda que rolou no Brasil de demonizar artistas, chamá-los de vagabundos. Vivemos um momento muito careta no mundo. Muitas dessas pessoas que têm esse discurso se emocionaram e elogiaram o que viram na abertura da Olimpíada. Não se dão conta de que quem está por trás daquilo são artistas? Essa é a diferença crucial que vejo entre ser artista aqui e em Viena, onde moro.

E como é ser artista lá?

Se você tem um projeto aprovado na Áustria, tem certeza de que o dinheiro vai entrar. Aqui tudo é incerteza. Lá, há teatros subsidiados pelo governo. Sei que aqui também há, mas, em geral, espaço público de cultura aqui trabalha na precariedade. Enquanto lá as vitrines são muitas, aqui o artista plástico, por exemplo, tem Inhotim, Bienal de São Paulo e ArtRio como espaços para exibir seus trabalhos. Sobra artista, falta espaço de divulgação. No Brasil, o artista tem que lutar pelo óbvio, que é o valor do seu trabalho.

Artista pode planejar o futuro nessas condições?

No Brasil, você tem universidades de Belas Artes, mas não pode se aposentar como artista plástico. Se quer pagar INSS, será autônomo, porque não há essa categoria. Lá fora pode, claro. Isso já mostra como o país trata o artista. A falta de estímulo à profissionalização estimula a necessidade de todo tipo de intermediário.

Com tantas crises políticas e econômicas, o olhar estrangeiro em relação ao brasileiro está mudando?

O Brasil é sempre bem visto no exterior. Os clichês de carnaval, futebol e música nos apresentam ao mundo e ainda fazem diferença, sim. Se você chega à Áustria e diz que é estrangeiro, há um estranhamento, mas, ao dizer em seguida que é brasileiro, em geral o que vê em troca é um sorriso. Minha visão é um pouco mais crítica, claro. Mas gostaria muito de voltar, até para devolver minha experiência artística ao país.