Cotidiano

Revitalizada, Horta Municipal reforça merenda escolar

Cerca de 10 mil pés de alface vão reforçar a merenda de escolas e Cmeis; Horta Municipal também é base para o Programa Agricultura Urbana

 Verdura fresquinha na mesa é sinônimo de saúde. Disso as famílias beneficiadas, por meio da Ação Social, com as hortaliças da Horta Municipal sabem bem. Ontem, este mesmo benefício foi compartilhado com as 16 escolas municipais que atendem o Ensino em Tempo Integral e com os 52 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel.

A colheita começou logo cedo, às 8h, contou com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos, da secretária de Educação, Márcia Baldini, do secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, e do vereador Mauro Seibert.

Esta é a primeira grande colheita depois da revitalização promovida pela Gestão Paranhos e foram colhidos aproximadamente 10 mil pés de alface e cerca de 2 mil pés de mostarda, que foram disponibilizados para as unidades escolares. Para o prefeito Leonaldo Paranhos, é uma grande satisfação ver a produção de um local que estava praticamente abandonado. “Quando viemos aqui, tínhamos um matagal enorme, era quase um alqueire de mato. Hoje o que nós vemos é uma grande propriedade produzindo e com custo muito baixo”, destaca.

Paranhos disse ainda que a transformação da horta, antes tomada pelo mato e agora produzindo alimentos, "é o exemplo do que podemos fazer para transformar nosso município".
 
Agricultura Urbana

De acordo com o secretário de Agricultura, algumas adaptações ainda estão sendo feitas para o melhor aproveitamento do espaço. “Só de alface a horta tem 50 mil pés, mas no geral são cerca de 80 mil pés de verduras. Estamos arrumando alguns espaços e aqui poderá chegar a 100 mil mudas”, explica Agassiz, que lembra ainda que além do plantio e colheita das verduras, a Horta Municipal também fará o aporte para o Programa de Agricultura Urbana, com a distribuição das primeiras mudas e suporte técnico.

O programa prevê o aproveitamento de lotes baldios por meio de parcerias com as associações de moradores, para o cultivo de hortas nestes locais. O objetivo é mudar o cenário dos terrenos baldios e ainda gerar renda para muitas famílias. Em Cascavel já foi implantada a primeira horta no Território Cidadão I e outras também estão em processo de instalação na região.
 
Reforço para a Educação

Além dos folhosos colhidos hoje, as demais variedades que serão colhidas nos próximos meses na horta municipal também serão destinadas para escolas e Cmeis. Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, a intersetorialidade é fundamental na gestão pública. “É muito importante este trabalho conjunto para o êxito na administração e esta parceria com a Secretaria de Agricultura para complementar a merenda escolar é fundamental”, afirma.

Para a responsável pelo Setor de Nutrição Escolar, Margarete Tonin, a remessa de verduras recebida hoje faz a diferença no cardápio das crianças e veio em boa hora. “É um reforço importante, principalmente agora que estamos próximo de receber também os folhosos da Agricultura Familiar”, completa.