Cotidiano

Reurbanização da Av. Papagaios em Cascavel

Uma grande intervenção que está prevista no Plano de Mobilidade Urbana do Município

Reurbanização da Av. Papagaios em Cascavel

Moradores e comerciantes da Avenida Papagaios em Cascavel conheceram e aprovaram, na noite de segunda-feira (13), o projeto de reurbanização da Avenida Papagaios, uma grande intervenção que está prevista no Plano de Mobilidade Urbana do Município, que será viabilizado com recursos do Avançar Cidades, financiamento que está em vias de ser contratado no governo federal na ordem de R$ 40 milhões e que contemplará intervenções em várias regiões da cidade.

Para a Avenida Papagaios, são cerca de R$ 1,9 milhão na primeira fase. O projeto será desenvolvido em três etapas e foi detalhado pelo diretor da Secretaria de Serviços e Obras Públicas, engenheiro Sandro Camilo Rocha Rancy, e pela gerente do Departamento de Captação de Recursos, Susana Souza.

Os moradores puderam tirar dúvidas quanto ao financiamento e ao desenvolvimento das obras. A explanação foi acompanhada pelos secretários Edson Zorek (Planejamento e Gestão), Cletírio Feislter (Casa Civil/IPC), Adelino Ribeiro (Obras) e pelo gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, Cocão. Os vereadores Carlinhos Oliveira e Celso Dal Molin participaram da apresentação.

O Programa Avançar Cidades é viabilizado com recursos do FGTS.

Serão realizadas também intervenções nas Ruas Xavantes, no Santa Cruz; Gralha Azul, no Guarujá; Itália, no Cascavel Velho; Interlagos e Leonardo da Vinci, no Interlagos, além de acessibilidade e novos abrigos de ônibus, entre outras obras.

Critérios nas obras

Segundo o engenheiro Sandro Camilo Rocha Rancy, foram seguidos critérios para escolha das obras conforme o Programa para definição das vias, como ruas que contemplam transporte coletivo e intenso comércio, onde podem ser aplicados recursos de financiamento para reestruturação em pavimento de calçadas. Isso elimina justamente o maior temor dos moradores, que seria a retirada do transporte coletivo da via.

Contudo, como o programa federal não contempla recursos para o recape, a reurbanização será feita em três fases.