Cotidiano

Retomado projeto de castração de animais

Tupãssi – O Município de Tupãssi renovou neste mês a contratação de uma empresa especializada para esterilização (castração) de cães. Ontem, oito cães foram encaminhados para o procedimento. O projeto, que começou em 2015, tem como principal objetivo controlar a população de animais de rua na cidade. Os serviços estarão à disposição este ano até 31 de dezembro.

Do início do projeto até agora, cerca de 250 cães de ruas foram esterilizados. Este ano o contrato prevê a castração de 78 fêmeas. O investimento é de aproximadamente R$ 24 mil, com recursos do Fundo Municipal de Saúde. A clínica também implanta microchip nos animais para um melhor controle. Todos recebem a vacina contra a raiva (antirrábica).

“A proposta desenvolvida no Município foi a melhor solução encontrada com os órgãos competentes, já que tínhamos uma grande população de cães nas ruas e isso se tornou um problema de saúde pública. Hoje, após três anos da implantação do projeto, percebemos a redução significativa no número de cães nas ruas”, avalia o prefeito Ailton “Ito” Caeiro.

Participação das famílias

De acordo com a lei criada em 2014 para esterilização de animais de rua em Tupãssi, famílias de baixa renda podem se cadastrar para enviar cães para castração. Também pessoas que querem adotar animais de rua possuem o direito de receber o benefício. Uma das metas é estimular a adoção de cães que vivem nas ruas.

Quem tiver interesse em participar do projeto deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras – próximo à rodoviária) e realizar um cadastro.

Lembrando que neste ano somente fêmeas de até 15 quilos serão encaminhadas para esterilização.