Cotidiano

Retomada do turismo de Foz terá live solidária, respeito à vida e mensagem positiva

A Itaipu dará uma ajuda inicial de R$ 50 mil para compra de alimentos e produtos de higiene em 50 mercados de todas as regiões da cidade, para incentivar o consumo local

Retomada do turismo de Foz terá live solidária, respeito à vida e mensagem                                   positiva

Foz  do  Iguaçu se prepara para reabrir o turismo a partir da próxima quarta-feira (10), aniversário de 106 anos do município, com a adoção de todos  os  cuidados  sanitários exigidos, incluindo testagem dos visitantes sintomáticos.  A  reabertura  prevê a vinda de turistas locais e regionais, que  pouco a pouco voltarão a visitar o Destino Iguaçu, um dos principais e mais seguros do Brasil.

O  Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, o Complexo Turístico Itaipu,  o  Marco  das  Três  Fronteiras,  o  Kattamaram 2 do Rio Paraná, o Complexo  Dreamland, a Churrascaria Rafain Show, além de hotéis – incluindo resorts – vão reabrir, alguns no dia 10, outros no dia 11, como é o caso da Itaipu.  O  Parque  Nacional  poderá ser entre os dias 10 e 12. Também está programada uma grande ação de cinema a céu aberto do Visit Iguaçu. A cidade já vive uma grande expectativa.

Para  marcar  esse retorno, haverá uma live de “esquenta” na usina de Itaipu,  com o cantor Gabriel Smaniotto, das 17h30 às 20h do dia 10. A live solidária  arrecadará  fundos para os trabalhadores do turismo. O dinheiro, que  será  gerido  pelo  Instituto  Polo  Iguassu,  será repassado para uma entidade representativa do setor.

A Itaipu dará uma ajuda inicial de R$ 50 mil. Com esse recurso, serão adquiridos  350  vales-compras  do cartão-alimentação da Nutricard, que não cobrou  taxa  de  serviço.  As pessoas serão cadastradas pelo Polo Iguassu. Para  isso,  precisarão  preencher  uma  ficha de cadastro, validando que a pessoa  trabalha  no  setor  e  teve  sua  renda  comprometida em função da pandemia.

Os  cartões  serão  usados  para  compra  de  alimentos e produtos de higiene  em aproximadamente  50  mercados  pequenos  e  médios do comércio iguaçuense,  distribuídos  em todas as regiões da cidade, como uma forma de incentivo ao consumo local.

A apresentação da live será feita pelo jornalista Airton José, que já foi  guia  de  turismo  e  abriu mão do cachê pela causa, e pela jornalista Izabelle Ferrari. “É um marco do retorno das atividades turísticas, com uma mensagem  de esperança para quem precisa defender o sustento do dia a dia”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu.

A retomada será gradativa e a estratégia poderá ser revista caso haja avanço de novos casos da covid-19.

Cuidados e cautela

Foz  do  Iguaçu  tem  o  maior  programa de testagem em massa do novo coronavírus.  São  mais  de  30 mil testes em andamento. A cidade registra, proporcionalmente à população, o menor número de casos da doença. Em Foz do Iguaçu,  a  pandemia  resultou  na  demissão  de  aproximadamente cinco mil pessoas, de acordo com dados oficiais.

“Cidade  vocacionalmente  turística,  Foz  do  Iguaçu, com a união de vários segmentos, busca o equilíbrio entre preservar a saúde da nossa gente e  a movimentação da economia, mas tudo com muita prudência”, diz o general Silva e Luna.

Em  Itaipu,  apenas  o passeio da Visita panorâmica vai funcionar num primeiro  momento.  Todo o Complexo Turístico Itaipu se adaptou para o novo momento.  Robôs  de desinfecção vão recepcionar os visitantes, que passarão por  aferição  de  temperatura. Em todo o roteiro haverá álcool em gel e os ônibus serão higienizados a cada nova visita.

Comunicado da Prefeitura reforça cautela

Nesta  segunda-feira (8),  a Prefeitura de Foz divulgou um comunicado informando  que  o  Destino  Iguaçu  reabrirá  seus atrativos turísticos na quarta-feira, 10 de junho, assumindo o compromisso de testar todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentem quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório.

Para  identificar  e  testar  os  casos  sintomáticos, serão montadas barreiras  sanitárias  nos atrativos  turísticos e nos hotéis e resorts de maior  porte.  Para  retomar  as atividades, será exigido o cumprimento dos protocolos  de  segurança  sanitária  instituídos pelo Decreto Municipal nº 28.124, de 8 de maio, que estabeleceu as normas de funcionamento.

Os empreendimentos também devem assinar um termo de responsabilidade, no  qual  se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária e colaborar   com   a  Secretaria  Municipal  da  Saúde  na  busca  ativa  de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a covid-19.

Esforço do trade

Para  que  a  estratégia dê certo, sem contratempos, todo o trade vem fazendo  um grande esforço. O Acelera Foz, programa de retomada da economia da  cidade,  está à frente dessa iniciativa e tem a coordenação estratégica do  Conselho  de  Desenvolvimento  Econômico  e  Social  de  Foz  do Iguaçu (Codefoz),  Itaipu  Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de  Foz,  Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial  de  Foz  do  Iguaçu  (Acifi)  e  Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

“Foz  está  saindo na frente em relação a outros destinos, exatamente pelos  cuidados  que  vem  adotando”, reforça o diretor-geral brasileiro de Itaipu.  E complementa: “Nesse primeiro momento de retorno gradativo, temos a certeza de que o visitante encontrará um Destino Iguaçu seguro para a sua saúde, com quantidade de leitos suficientes para atender a demanda, além de acolhimento, profissionalismo e bons serviços”.

Live sem solenidade

Não  haverá  solenidade  no  dia da live solidária. Durante o evento, serão  divulgados  os  atrativos  em vídeos. O palco da live será o Mirante Central  de  Itaipu,  mas  se chover, o local poderá ser transferido para o Centro de Recepção de Visitantes, na entrada da usina.