Cotidiano

Retomada das obras da Guarda e Terminal Urbano são destaques

Toledo – A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo teve um ano de muita dedicação em 2017. Cuidar e planejar as ações do trânsito, realizar a segurança dos parques, prédios públicos e das pessoas, organizar o transporte coletivo, além de promover ações educativas com diversas faixas etárias estão entre algumas atribuições da pasta.

Em 2017 foi dado continuidade das obras da nova sede da Guarda Municipal no Parque Frei Alceu, paralisadas desde 2015, quando a empresa vencedora da licitação abandou as obras. Esse é um dos principais destaques do ano. A previsão de término é para março deste ano.

Entre as aquisições realizadas durante o ano, estão o Módulo Móvel e quatro veículos para os departamentos de segurança e trânsito. Ao todo, os investimentos para essas ações foram de aproximadamente R$ 430 mil.

Entre as ações administrativas a manutenção e administração dos recursos do Fundo Municipal de Trânsito e a efetivação de processos licitatórios para a aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para atender as necessidades dos departamentos.

Em dezembro houve a entrega da reforma do Terminal Urbano Luiz Grando. A obra foi iniciada em junho do ano passado. Os investimentos na reforma do terminal somam cerca de R$ 375 mil. Foram feitas pinturas interna e externa, troca do piso, melhorias na parte elétrica e obras nos banheiros. Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano realizou o recapeamento asfáltico e pintura das faixas.

Outra ação foi o início da integração temporal. Desde o mês de dezembro os passageiros que se deslocam de um bairro a outro da cidade podem desembarcar em um ponto central e, com uso do cartão eletrônico, embarcam em outro ônibus sem a necessidade de pagar outra passagem. Assim não precisam passar pelo terminal de ônibus e com isso diminuem o tempo do percurso. Os passageiros têm até 80 minutos para pegarem outro coletivo sem a necessidade de realizar o pagamento.