Cotidiano

Resistente ao tempo

A ambulância antiga e diferente do formato esperado para o programa Consultório de Rua, implantado há dois anos, tem resistido às adversidades e segue sua missão com apoio de mais um veículo. Só neste ano, de janeiro a setembro, foram feitos 2.559 atendimentos, o que representa uma média mensal de 284.

Embora os veículos percorram por todas as regiões de Cascavel, a Secretaria de Saúde afirma que a maior concentração de atendimentos é na área central. “O serviço atende pessoas em situação de rua, usuários de drogas e pessoas com comorbidades psiquiátricas”, esclarece a secretaria.

Os auxílios ocorrem diante da necessidade de cada pessoa e até mesmo vacinas e guias para tratamentos odontológicos são disponibilizados. No início houve resistência com relação às abordagens, mas há casos em que o acompanhamento segue por dias.

A Secretaria de Saúde afirma que não há previsão para a compra de uma nova ambulância. “O programa presta atendimentos em conformidade com o preconizado pelo Ministério da Saúde e tem resultados satisfatórios, por isso, esse formato deverá ser mantido”.

A equipe é composta por médico, dois psicólogos, dois técnicos de enfermagem, além do motorista. A previsão inicial é de que o interior da ambulância fosse adaptado ao modelo de um consultório, com móveis e equipamentos, porém hoje existe apenas uma maca.