Cotidiano

Requião diz que PEC dos gastos ?foi feita pelo próprio capeta?

BRASÍLIA – As discussões sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos renderam um debate atípico na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Os argumentos dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Roberto Requião (PMDB-PR) foram além do tecnicismo econômico e político e adentraram o campo da teologia. Contrário à PEC, Requião chegou a dizer que o texto foi feito ?pelo próprio capeta?.

? Eu tenho impressão de que essa proposta não foi feita sequer por uma mão, foi feita pelo próprio capeta ? disse o senador, arrancando aplausos e risadas de representantes de sindicatos e participantes da audiência pública.

O tom foi adotado em resposta à argumentação do senador Ferraço, feita imediatamente antes. Ele afirmou que a PEC é uma proposta de ?moralização do gasto público?:

? Essa proposta de moralização do gasto público não é causa, é consequência, é efeito; não é pecado, é penitência para os pecados e crimes que foram praticados não contra o governo, mas contra o povo brasileiro ? disse Ferraço.