Cotidiano

Renan Calheiros vai ao Palácio do Jaburu na véspera de depoimento de Dilma ao Senado

201606211822438457.jpgBRASÍLIA – Na véspera do depoimento da presidente afastada, Dilma Rousseff, na sessão do julgamento do impeachment desta segunda-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve neste domingo no Palácio do Jaburu, para conversar com o presidente interino, Michel Temer.

Segundo relatos, Renan manteve o mistério sobre seu voto no julgamento, na sessão marcada para a terça-feira. Ele resiste a declarar sua posição, mas, nos últimos dias, Renan passou a dar claros sinais de que estaria preparando terreno para se posicionar a favor do impeachment, com duros embates com o PT.

Impeachment

Como O GLOBO mostrou na sexta-feira, auxiliares de Temer viram a guinada de posição do presidente do Senado como o início da construção da narrativa que deixará o caminho livre para assumir um posicionamento na hora da votação do impeachment.

O Palácio do Planalto deu recados claros a Renan nos últimos dias. O presidente interino pediu voto diretamente para o presidente do Senado e, nesta reta final, aliados de Temer o informaram de que “se abster é votar com a Dilma e, quem está com Temer, vota em Temer”.

Após protagonizar uma discussão na manhã de sexta com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de alertar a presidente afastada de que, se disser algo semelhante na segunda-feira, haverá reação, Renan jantou com os petistas para tentar apaziguar os ânimos. Mesmo assim, peemedebistas acreditam que ele já decidiu que votará.

? O Renan costuma fazer esses movimentos pendulares, porque o grande ativo dele é transitar entre todos os campos políticos. Mas, nesta votação, acredito que já está decidido. Ele já foi ao enterro da Dilma e já jogou flores no caixão. Agora, não vai entrar junto na cova ? afirmou um cacique do PMDB.

Até o momento, Renan Calheiros nega que já tenha tomado uma decisão sobre a votação e que seus atos mais recentes sejam para justificar o voto. Mas, até mesmo seus mais próximos aliados acreditam que ele, de fato, já ingressou no caminho que o levará a votar contra Dilma Rousseff.

? Acho que o voto de Renan já está decidido, só não está declarado ? afirmou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE).